quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fixação com a Jornada


Hoje foi uma aventura conseguir assistir a um filme. Atrasada, como sempre, entrei de graça no cinema porque a fila estava lotada de famílias para o Rio e os caixas eletrônicos estavam sem conexão. Deixaram eu entrar, eu corri para comprar pipoca e entrei na sala. Nada do filme, achei que estava com sorte. Sentei, respirei e esperei. E nada do filme. Vinte minutos depois, uma pessoa de decisão resolveu ver o que acontecia e descobriu que não havia filme - A Garota da Capa Vermelha estava na programação do cinemark, mas ainda não havia chegado. Ok.

Olhei para a pipoca, ela olhou para mim. O jeito era entrar em outra sala. O filme disponivel para o horário era Eu Sou o Número Quatro (I am Number Four. D.J. Caruso, EUA, 2011). Entrei.

Há umas três semanas, li o livro A Jornada do Escritor: estruturas míticas para escritores (Christopher Vogler. Rio de Janeiro: Nova Fronteira:Sinergia:Ediouro, 2009) para uma aula. Eu considero a Jornada do Herói, conforme descrita por Joseph Campbell, um dos estudos sobre mitologia mais importantes para o entendimento das narrativas com que já tive contato. Vogler utiliza-se da Jornada do Herói como modo de avaliar uma história - ele é leitor de roteiros em Hollywood. O caminho de conscientização do herói, em suas diversas etapas, é, segundo ele, um instrumento de coerência para a criação de histórias.

Eu briguei muito com o livro, apesar de não achar que ele diga algo errado. Apenas penso que a Jornada do Herói é muito grande para enquadrar-se na análise que Vogler propõe. Mas a danada funciona, sem dúvida. E, além disso, grudou em mim como música ruim. Entro no cinema e, quando percebo, estou  pensando na história diante de mim segundo a Jornada do Escritor.

Muita explicação para dizer o seguinte: Timothy Olyphant, um ator de que gosto muito (fofo, mesmo com a boca torta), passou de herói a mentor. Com cabelos brancos, ele agora assume outro papel na Jornada do Herói. Foi uma surpresa boa, não sabia que ele estava no filme. E um lembrete para sair do computador e assistir a Justified, série com Olyphant que já está na segunda temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário